Domingo, dia 15 de agosto, o Instituto Brasil comemorou em grande estilo os seus 60 Anos de história. Com uma missa no Ginásio Poliesportivo da escola, alunos, funcionários, amigos e ex-alunos felicitaram a instituição pela sua longa caminhada de vitórias e sucessos, iniciada com a Professora Carmem Pedroza, em 1950.
Celebrada pelo Padre Murilo, a missa foi bastante emotiva, com discursos acalorados que relembraram momentos vividos por Professora Ana Maria Viana de Sousa Araújo, junto à sua equipe técnica e pessoas em quem ela acreditou e incentivou o crescimento, não só profissional como pessoal, sendo essa a principal característica do verdadeiro educador: acreditar que a educação transforma as pessoas.
As homenagens aos 60 Anos se iniciaram com a leitura da Moção de Congratulação remetida pelo Conselho Estadual de Educação, que tem como presidente a Professora Ísis Brandão de Araújo Guerra, reconhecendo a qualidade do ensino do Instituto Brasil e saudando, em nome da Professora Ana Maria – mui digna Diretora desta instituição, a todos os profissionais pelo brilhante trabalho em prol da educação do Rio Grande do Norte.
Comparando à semeadura de uma planta, as ex-alunas Marcelle e Allana, relembraram o tempo em que estudaram na escola, sendo semeadas pela filosofia do Instituto Brasil. Hoje, disseminam os frutos que colheram, trabalhando na instituição como Assessora de Marketing e Orientadora Disciplinar da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, respectivamente.
A Assessora Financeira Fátima Santos vê Ana Maria Viana, não só como uma diretora, mas como uma mãe. Alguém que tem a sensibilidade de ver as dificuldades de alguns funcionários, parar o trabalho – independente do que esteja fazendo, conversar e melhorar a auto-estima deles, dando-lhe um abraço confortante como se dissesse: “Ei, eu sou sua amiga!”.
Professora Rosário Cabral (à frente das coordenações de Licenciatura e Pós-graduação, parte integrante do IBRAPES – empresa resultante do Instituto Brasil), felicitou os 60 Anos da escola e a Professora Ana Maria, que a despeito de todos os obstáculos, adversidades e grandes desafios, certamente com vontade e compromisso político, ousadia, coragem, sabedoria e espírito empreendedor enfrentou. Ela ainda constatou que os louros são extraordinários e evidentes, pelo fato de revelarem, na sua essência, que podem se expressar como realização pessoal e profissional, espírito de solidariedade, respeito, valorização e compreensão mais aprofundada na própria história do Instituto Brasil.
Já a Diretora Administrativa Dalvani de Brito Galvão, resgatou a sua história dentro desta empresa, lembrando o tempo em que foi professora, a época em que seus filhos estudaram aqui e, chegando à atualidade, comentando que suas netas e bisneta também são alunas da instituição, enfatizando a união de 4 gerações de sua família à biografia do Instituto Brasil.
Ressaltando a generosidade de Ana Maria, enquanto ser humano, a funcionária Erineuza Araújo – mais conhecida como Morena – agradece o fato de ter terminado os seus estudos, se formando pedagoga, por incentivo maior desta professora.
Relembrou a sua história: o momento em que seu caminho se cruzou com o do Instituto Brasil, a transferência do prédio para Cidade Satélite, a sua trajetória profissional (chegando até ser motorista de transporte escolar), o apoio que recebeu de seus filhos e do companheiro, Professor Hudson.
Professora Ana ainda falou dos resultados de sua batalha pelo Instituto Brasil, chegando a colocar a escola em 3º lugar no Ranking da COMPERVE, dentre as escolas particulares que mais aprovaram no vestibular em 2009 e do reconhecimento que a instituição recebeu da Universidade Estadual Vale do Acaraú, quando procurou uma instituição sólida e de credibilidade para se estabelecer.
Parabenizando a data, estiveram presentes no evento: Inácia Dantas Souza – representando o Governador Iberê Ferreira de Souza, Ísis Brandão de Araújo Guerra – Presidente do Conselho Estadual de Educação, o jornalista Tadeu Oliveira – da Tribuna do Norte e o Presidente da EMPROTURN e amigo Cláudio Porpino.
Após a missa, Professora Ana Maria recebeu seus convidados, professores e funcionários com um coquetel nas instalações da Unidade I.