HISTÓRICO DA ESCOLA
Em 15 de agosto de 1950 nascia o Instituto Brasil, numa pequena casa na rua Coronel José Pinto, Cidade Alta, sob a direção da professora de história da antiga Escola Industrial (ETFERN), Carmem Fernandes Pedroza, tendo como incentivadora a sua irmã Pina Pedroza.
Com a preocupação de preservar a qualidade de ensino em nossa cidade, a professora Carmem Pedroza constituiu uma equipe de alto nível, disponibilizando inicialmente para a população as séries preliminares, 1ª e 2ª séries do antigo primário, posteriormente atingindo a 3ª série.
No início de 1976, assume o desígnio a Profª Ana Maria Viana de Sousa Araújo, ex-aluna da Instituição, que teve como primeiro desafio conquistar o reconhecimento desta perante a Secretaria de Educação do Estado. Através da Portaria nº 310/76-SEC/GS de 16 de dezembro de 1976, fica autorizado o funcionamento do Instituto Brasil, como Estabelecimento de Ensino de 1º Grau, retroagindo a 15 de agosto de 1950 os efeitos do presente ato.
Em 1982, através da Portaria nº 359/82-SEC/GS, o Secretário de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, reconhece o Instituto Brasil como Escola de 1º Grau, a partir de 17 de junho do ano em vigor.
No ano de 1994, com o ofício de nº 212/94-CEE, a Escola teve autorização de funcionamento do ensino de 2º Grau.
Continuando a sua missão, conduziu e conduz o destino de jovens que passaram e passam por esta escola que tão merecidamente vem atendendo a preferência dos pais que encontram nela a melhor educação para os seus filhos, não quebrando a tradição de sessenta anos de bons serviços prestados à comunidade, já que desde 1982 está situada no bairro Cidade Satélite.
Durante todo esse período a escola disponibilizou um espaço único para Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio. Porém, com o desenvolvimento da instituição, viu-se a necessidade de haver a criação de outro espaço dando aos discentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I uma área mais apropriada a sua realidade de ensino, socialização e aprendizagem.
Assim, nasceu o Instituto Brasil – Unidade II, situado à Rua Coronel Joaquim Martiniano Neto, 150, no bairro de Cidade Satélite. Atuando nos turnos matutino e vespertino com crianças do Nível II ao 5º ano. O Instituto Brasil manteve o seu compromisso em disponibilizar um serviço educacional visando á união entre teoria e prática, levando o aluno a atuar com senso crítico diante das situações impostas no decorrer do dia a dia, mas com um diferencial: em um ambiente apropriado as necessidades inerentes à fase infantil.
Hoje a escola dispõe de uma estrutura adequada a ambas as fases de ensino. Podemos encontrar salas individuais da equipe técnica-pedagógica para os níveis de ensino, bem como cantina, sala dos professores, guarita e recepção.
No ambiente da Educação Infantil ao 5º ano ofertamos biblioteca, laboratório de informática, brinquedoteca, dois parques: um para o infantil e outro para o fundamental, campinho de areia, uma ampla área verde que atende aos momentos de diversão e aprendizagem dos alunos. Já no ambiente de 6º ano do Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio, há estrutura de primeiro andar com salas de aula climatizadas e com projetor multimídia, biblioteca com acesso a internet, auditório e uma área livre para circulação e realização de atividades pedagógicas pelos alunos. É interessante ressaltar que os banheiros são adaptados as faixas etárias e com devida acessibilidade, bem como as demais dependências.
O complexo poliesportivo abrange a todos os alunos da escola, com as devidas orientações da equipe de esportes, faz parte do complexo: quadra de esportes, sala de ballet, sala de karatê, campo de areia e piscina.
Plantar a semente e acreditar que ela pode frutificar é uma das características do Instituto Brasil, que atualmente conta com vários ex-alunos no seu quadro de funcionários. O Instituto Brasil procura sempre acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade, e para não fugir da realidade, desenvolve atividades que despertam no aluno maior dedicação aos estudos e ao aprimoramento de seus conhecimentos.
Primando por uma educação de qualidade oferece turmas a partir da Educação Infantil ao Pré-ENEM, com um quadro de professores altamente qualificados.
O Instituto Brasil conta hoje com um Núcleo de Psicologia e profissional de Terapia Ocupacional atuando na educação especial na perspectiva inclusiva, que age junto à coordenação pedagógica, elemento esse que faz com que o aluno pensador se torne crítico e criativo, transformando palavras em atitudes, interagindo com a sociedade, contribuindo para um mundo melhor, pois na nossa escola o aluno descobre que não é somente um indivíduo, mas um cidadão que conhece os seus direitos e deveres.
Em 2020 o Instituto Brasil completou 70 anos de serviços prestados à educação do Rio Grande do Norte. Esta é uma grandiosa e feliz conquista de toda a sua equipe gestora a qual acredita que mudanças são possíveis através da educação.
É por tudo isso que o Instituto Brasil está ao seu lado, construindo o seu futuro!
MISSÃO
Tomando como referência o trabalho desenvolvido pelo Instituto Brasil ao longo dos anos de contribuição escola, compreende-se que, a prática aqui se efetiva BUSCAR COMPREENDER A ESCOLA COMO UM ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E PARA FORMAÇÃO DE SERES PARTICIPATIVOS SOCIALMENTE. Em outras palavras, cabe ressaltar que o espaço escolar é também espaço para que a criança ou adolescente atue como cidadão e, nesse sentido, veja que isso exige compromisso e responsabilidade.
VISÃO DE FUTURO
Para estar comprometida com a educação, esta escola assume uma visão de futuro que lhe permite saber que é necessário sempre acreditar no que faz, mesmo que os empecilhos sejam muitos. Com o compromisso de transformação social, tendo como base, a consciência cidadã, O INSTITUTO BRASIL, BUSCA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA, TENDO COMO OBJETIVO MAIOR, UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
Os profissionais que fazem parte desta instituição educativa desempenham as funções conscientes de que são prestadores de serviço à comunidade.
OBJETIVOS
A escola tem como objetivo geral atuar de forma decisiva na construção de um cidadão participativo, responsável, habilitado para participar ativamente da sociedade em que está inserido.
São objetivos específicos:
- Ajudar o aluno a conviver no seio escolar e desenvolver as atividades aqui propostas;
- Garantir ao aluno o acesso ao saber culturalmente acumulado pela sociedade;
- Proporcionar condições para aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento de autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- Implantar uma proposta pedagógica coerente com a realidade em que alunos e comunidade escolar estão inseridos;
- Dinamizar a gestão participativa na escola, fortalecendo o envolvimento dos pais na comunidade escolar;
- Consolidar a implementação do conselho escolar na gestão democrática.