No dia 08 de setembro, dando continuidade ao Projeto na Trilha do Conhecimento, os alunos de 1ª e 2ª Séries embarcaram em mais uma viagem de aprendizado, com o objetivo de fazer com que eles tivessem contato com a realidade sócio-cultural, econômica e ambiental do estado de Pernambuco.
O roteiro começou pela cidade de Olinda, na qual os estudantes visitaram o Espaço Ciência, o maior museu interativo a céu aberto do Brasil. Lá, o visitante se diverte nos vários experimentos científicos da Trilha da Descoberta, um percurso lúdico com cinco áreas temáticas que tratam a ciência de forma variada: Água, Movimento, Percepções, Terra e Espaço. Esse momento foi encerrado com uma visita ao Planetário.
No segundo dia, a aula continuou com visitas à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, à Praça das Esculturas (imagens em Barro) e à cerâmica de Zezinho de Tracunhaém – o ceramista de maior destaque na cidade e um dos mais antigos. Em seguida, visitou-se a cidade de Nazaré da Mata, com visita ao Parque dos Lanceiros (Praça das Esculturas do Maracatu Rural e o Museu), Espaço Cultural Moura Mota e Igreja do Bom Jesus (com planta retangular).
Finalizando a aula, os alunos se dirigiram ao município de Goiana, onde almoçaram no Engenho Uruaé, um conjunto arquitetônico com Casa Grande, Capela, Moita com chaminé e Senzala, que os remeteram a uma viagem aos tempos da escravidão negra no Brasil.
Essa viagem não foi apenas um passeio, mas uma aula produtiva onde os alunos reviveram um pouco de nossa história.