Às 6h da manhã, do dia 25 de agosto, os alunos do 6º Ano embarcaram numa viagem recheada de muita animação e conhecimento do começo ao fim.
A caminho de Currais Novos, o Guia Caio (da Agência Mandacaru*) passou informações relevantes sobre clima, relevo e vegetação das mesorregiões que formam o estado do Rio Grande do Norte.
A visita à Mina Brejuí, em Currais Novos, oportunizou um momento diferente, onde os alunos puderam entrar numa mina, saber como é feita a exploração da scheelita no Rio Grande do Norte, conhecendo também, a história de Tomaz Salustino – o dono da mina, que chegou a ser o 4º homem mais rico do mundo.
Já no Museu da Mina, pôde-se ver os mais variados tipos de minérios como quartzo, mica, berilo, entre outros. As crianças ainda aprenderam a diferenciar uma pedra de xelita, que pode ser através do peso (chegando a ser 3 vezes mais pesada do que uma pedra comum) e do teste da luz negra quando, num ambiente escuro com a presença desta luz, o minério se apresenta luminoso; e, ainda, que da xelita se retira o tungstênio, composto utilizado na produção de lâmpadas e materiais bélicos.
Chegando à cidade de Acari, conheceram um pouco da história do açude Gargalheiras e da sua importância sócio-econômica para a região em que está situado e para o estado.
Na Igreja do Rosário, aprendeu-se que Nossa Senhora do Rosário é a protetora dos negros e que, quando a matriz de Nossa Senhora da Guia passou para a outra igreja da cidade, a do Rosário passou a ser o templo religioso dos negros, já que eles não podiam frequentar a mesma igreja que os brancos.
Encerrando a Aula-campo, no Museu do Sertanejo em Acari, os estudantes puderam conhecer um pouco da vida do homem do sertão. Lá foi apresentado à eles o trabalho do vaqueiro, a forma de se fazer queijos manteiga e coalho (típicos da região seridoense), a pesca no açude Gargalheiras e, até mesmo, estrutura da casa desse povo. No andar superior, encontra-se peças da antiguidade como óculos, oratórios, vestes litúrgicas, louças e móveis, que ajudam a contar a história da população de Acari.
*Mandacaru Viagens e Turismo é uma agência especializada em viagens para grupos (incluindo o Turismo Pedagógico), sendo parceira do Instituto Brasil há seis anos.