Home - Notícias

Aula Campo 3º ano - Ceará Mirim

Aula Campo 3º ano - Ceará Mirim

Dentro do Projeto Na Trilha do Conhecimento e no intuito de conhecer melhor a história do nosso Estado, foi realizada, no dia 22 de maio, uma Aula Campo ao município de Ceará Mirim, distante 28 km de Natal.

Fomos recebidos por um guia caracterizado de Barão da cidade, que acompanhou os nossos alunos, e nossa equipe durante todo o trajeto programado para um dia de muito aprendizado. Começando pelo Solar Antunes, sede da Prefeitura Municipal que foi construído pelo Coronel José Antunes, em 1888, para ser sede de encontros políticos e dos saraus da fidalguia local.

Em seguida conheceram o Mercado Público construído pelo Coronel Onofre Soares, a Rua da Aurora que tem nela preservado boa parte dos casarões colônias entre os quais podemos citar: Solar dos Sá, Casarão dos Correa e dos Rocha Antigo Correio e a casa dos leões, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o maior templo católico do Rio Grande do Norte, com um acervo arquitetônico e de arte sacra que encanta a todos que a visitam. Um maravilhoso momento de cultura e diversão!

Após ao almoço, num engenho e com direito a passeio de cavalo, os alunos conheceram os engenhos Verde Nascer, Nascença e Mucuripe, que foi fundado no século XIX, pelo Major da Guarda Nacional Anthero Leopoldo Raposo da Câmara, atualmente o engenho é o único engenho do vale do Ceará-Mirim fundado no século XIX em atividade.